Sobre mim

Eu sou apaixonada por aventura e pelo mar desde que me lembro. Eu costumava imaginar-me como uma Jacques Cousteau criança, a mostrar o fascinante mundo subaquático ao mundo. Esta paixão e ambição por aventura levaram-me a fazer um curso em biologia e um mestrado em ecologia marinha. O crescente fascínio por ciência ao longo destes anos de estudo, levaram-me a mais tarde fazer um doutoramento em microbiologia oceanográfica.
Durante o meu doutoramento, estudei bactérias marinhas com potencial para degradar plásticos no oceano. Ao longo destes anos participei em expedições científicas de várias semanas, incluindo um cruzeiro que viajou da Nova Zelândia até ao Alasca. Olho para trás para estas experiências não só como sendo aventuras incríveis, mas também como sendo importantes momentos de aprendizagem sobre resiliência, trabalho em equipa e determinação.
No entando, durante o tempo em que eu estava a viver estas aventuras e a aprender sobre tópicos interessantes e importantes para a sociedade, comecei a reparar que todo o conhecimento que me rodeava não saía da pequena esfera académica em que me encontrava. Para além disso, percebi que as pessoas no geral não percebem o que biólogos marinhos fazem no seu dia a dia.  Gradualmente, comecei a interessar-me por falar sobre o meu trabalho com pessoas fora dessa esfera, e comecei um canal no YouTube (Sea&Me) para falar sobre o mar e sobre o trabalho que eu estava a fazer. Participei em cursos online e vi horas de vídeos sobre narrativa, produção de vídeos, cinematografia, edição, redes sociais e divulgação científica. Comecei a aplicar essas novas aptidões não só nos meus vídeos, mas também em interacções em pessoa e apresentações. Cada vez mais me apercebi da importância de divulgação científica no fortalecimento da confiança da população em ciência e no ganho de apoio para movimentos baseados em ciência, como a conservação marinha. Com isto, quando acabei o doutoramento, decidi dedicar-me a tempo inteiro à divulgação científica. De momento, para além de trabalhar como freelancer, continuo a produzir conteúdo para o YouTube e as minhas outras redes sociais e trabalho part-time como oficial de comunicações para o RESTORESEAS, um projecto de restauração de florestas marinhas  (www.restoreseas.net).